Brasileiro de Ciclismo de Estrada consagra atletas em prova técnica e seletiva

Brasileiro de Ciclismo de Estrada consagra atletas preparados e com estratégia em prova técnica e seletiva

Teresina vivenciou durante três dias o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Master & Sub 30. Desde o dia 27, a cidade vive um clima diferenciado com a presença de 360 atletas profissionais que trouxeram bikes com tecnologia de ponta para disputarem uma prova que acontece pela primeira vez na capital piauiense. Neste domingo, 29, mais uma vez a Ponte Estaiada Mestre Isidoro França e as avenidas Raul Lopes e Cajuína conseguiram reunir os melhores do cliclismo em um evento nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e organizado pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. Ao todo, ciclistas de vinte Estados e o Distrito Federal participaram da prova.  

A largada da primeira bateria do domingo, terceiro e último dia de provas, foi dada às 7h com as categorias Master A1 e Master C1. Os atletas da A1 enfrentaram nove voltas, cada uma com 10,2 Km. Já na Master B1 foram seis voltas em uma mesma distância. O sol não deu trégua e os bikers enfrentaram alta temperatura e clima seco. O preparo físico e psicológico foram essenciais para esta segunda e última etapa de Prova de Resistência, que teve um circuito técnico e seletivo.

O mineiro Fabrício Henrique Alves da Fonseca ficou pela segunda vez na primeira colocação na categoria Master A1 somente neste final de semana. Na sexta-feira, Fabrício já tinha se consagrado campeão na Master A1 na prova de Contarrelógio e neste domingo repetiu o feito, desta vez, na prova de Resistência.

“Os atletas vieram muito bem preparados. Foi uma prova muito difícil, técnica, e o meu diferencial foram as duas últimas subidas finais, por lá conseguimos abrir um tempo do pelotão principal, com fuga de cinco atletas e depois me mantive no pelotão e parti para o ataque final. Minha preparação foram seis meses intensos, treino rápido, de explosão, principalmente para o contrarrelógio, que é minha prova específica. Esta é a minha segunda vitória no brasileiro neste final de semana. Estou muito feliz com este resultado”, disse Fabrício.  

Pela nona vez campeão do brasileiro de ciclismo, Márcio Pinto Machado, do Rio de Janeiro, levou a melhor na categoria Master C1. “Não esperava este resultado, mas sempre venho preparado. Tive uma oportunidade de ‘fuga’ e consegui a vitória. Então é uma vitória com mérito não só para mim, mas para todas as categorias que venceram. A gente faz uma prévia de como é o circuito, de temperatura e altimetria. É preciso muita organização para você estar adequado a toda logística de uma prova. Entre as maiores dificuldade que enfrentei está o retorno na ponte, foi lá que consegui atacar e vingar com a fuga. A prova foi muito bem organizada, está de parabéns a CBC e Federação de Ciclismo do Piauí”.

De São Luís do Maranhão, Lorena Pedrosa foi a grande vencedora do Master A. “Atribuo a vitória a parceria que a gente fez, andamos juntas, eu e as meninas fizemos um trabalho juntas, e quando deu, fiz a fuga. Não achava que iria para o pódio, A maior dificuldade foram as ladeiras da ponte, foram elas que separaram os atletas”.

A piauiense Maria do Socorro da Silva Vasconcelos se destacou e foi a segunda melhor colocada na categoria Master A. “Queria muito agradecer a torcida, representei bem o Piauí e parabéns a organização. A gente sente muita sede e tive dificuldade na Ponte Estaiada, estou feliz demais”. A baiana de Salvador, Cristiane Duque Almeida, se consagrou como a primeira colocada na Master B. Ela também foi campeã na categoria neste final de semana na prova Contrarrelógio e comemora as duas primeiras colocações. “O fator mais impactante foi a temperatura, apesar de já estar acostumada com alta temperatura de Salvador, aqui é mais quente. Então, sou acostumada com as subidas, mas a temperatura foi o grande diferencial”.

E na Master B1, o atleta de Santa Catarina Anderson Zomer levou a melhor. Com seis títulos de campeão no brasileiro, para ele, a prova foi difícil, principalmente pelo calor, e o alto nível dos atletas que foram muito bem preparados. “Prova seletiva, difícil pelas subidas, calor e nível alto dos atletas que dificultaram bastantes, no começo, teve um comportamento mais lento, consegui encostar no primeiro colocado de Curitiba , revezamos quase toda a prova, daí consegui a velocidade e venci a prova”.

O presidente da Federação de Ciclismo no Piauí, George Rodrigues, disse estar encantado com a prova. “Tudo ocorreu dentro do programado, sem nenhuma intercorrência, o que deixa a gente encantado não só pela beleza do evento, mas pelos elogios dos atletas e da população de Teresina. Temos pessoas de todos os Estados de federação e do Distrito Federal que vão falar bem do nosso acolhimento, da nossa cidade o que é bastante gratificante”.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), Audax, Unimed e Newsedam. Os resultados podem ser vistos no site da CBC – www.cbc.esp.br.

RESULTADO DAS BATERIAS DA PROVA DE RESISTÊNCIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE CICLISMO DE ESTRADA MASTER & SUB-30 – 2º DIA (29.07.18)

CATEGORIA MASTER A1 (30-34 ANOS)

1º FABRICIO HENRIQUE AVES DA FONSECA - MG

2º LEONARDO DE MATTOS - SP

3º RENAN DE SANTANA BORTOLI - BA

4º DANILO ROCHA DA SILVA - RJ

5º MICHEL AMADOR GIMENES - SP

CATEGORIA MASTER B1 (40-44 ANOS)

1º ANDERSON ZOMER - SC

2º FRANKLIN GOMES DE ALMEIDA - BA

3º UESLEI DOS SANTOS SOUSA - SE

4º MARCOS LEONARDO VILHENA DE TOLEDO - RJ

5º ROBERTO LEITE RODRIGUES JUNIOR -

CATEGORIA MASTER C1 (50-54 ANOS)

1º MARCIO PINTO MACHADO - RJ

2º JOSÉ LUÍS SÁ TELES ANDRADE -BA

3º ALMIR ANTONIO KREIN

4º CARLOS ALEXANDRE VIEIRA - GO

5º ANTOBIO CÉSAR SANTOS DA ROCHA - BA

CATEGORIA FEMININO MASTER A (30-39 ANOS)

1º LORENA PEDROSA VIDEIRA BORGES DIAZ - MA

2º MARIA DO SOCORRO DA SILVA VASCONCELOS - PI

3º LUANA GONÇALVES RANALHO PAIVA - PB

4º  CAMILLA CAETANO SILVA - SP

5º ELZA NUNES DOS SANTOS – PI

CATEGORIA MASTER B (40-49 ANOS)

1º CRISTIANE DUQUE DE ALMEIDA – BA

2º PAULA ALMEIDA LEAL COSTA DE CAMPOS – RJ

3º KELLY CRISTINA SERAFIM – DF

4º LENISE DO NASCIMENTO MACEDO – RS

5º PATRÍCIA MARTINEZ ALMEIDA – MS

CATEGORA MASTER C (MAIS DE 50 ANOS)

1º TANIA MARIA FERREIRA DE MEDEIROS - MA

Compartilhe essa notícia: