Categoria Kids é inovação e entra nas categorias do Picos Pro Race

Um show de fofura. Foi assim a prova Kids da Picos Pro Race, que aconteceu neste sábado, 6, em Picos. Cerca de 40 atletas com idades entre dois e oito anos participaram da prova, que aconteceu no estacionamento do Piauí Shopping. A categoria foi incluída pela primeira vez na programação da Picos Pro Race e foi realizada em parceria com o Colégio Machado de Assis.

A categoria Kids foi dividida em subcategorias: mini voltada para crianças de 2 a 3 anos, mini para crianças de 4 a 5 anos e a Mirim para os atletas com idade entre 6 e 8 anos. Arthur Bezerra, de seis anos, foi um dos atletas participantes da categoria Mirim. Com muita desenvoltura em duas rodas, ele desbancou os demais meninos e chegou em primeiro lugar na prova.

Natural do Crato, no Ceará, ele veio a Picos acompanhando o pai, Leonardo Bezerra, que disputou na categoria Master A2. “Ele começou a pedalar aos dois anos. Sempre gostou. E quando dissemos que teria a prova e teria a categoria Kids, ele quis participar. Decidimos inscrever ele e ele adorou”, conta Milena Bezerra, mãe do Arthur.

Orgulhoso exibindo a medalha no peito, Arthur era só alegria por ter chegado em primeiro lugar. “Eu gostei muito. Foi muito legal a prova. É muito bom pedalar, faz bem para a saúde”, diz ele. Quem também mostrou desenvoltura em cima da bicicleta foi a pequena Lívia Maria, de oito anos. Ela conta que gosta bastante de andar de bicicleta e sempre faz o esporte juntamente com outras brincadeiras, como andar de patins.

Ela conta que soube da prova na escola e logo pediu para a mãe inscrever ela. “Eu gosto bastante e foi bem legal. Próximo ano eu quero vim de novo”, garante ela. Para a mãe da Lívia, Gardenia Leal, incluir a categoria Kids em uma prova como a Picos Pro Race é de bastante importância para incentivar a adoção de hábitos saudáveis ainda na infância. “A gente sempre tenta estimular, porque sabemos da importância do esporte para o desenvolvimento de uma pessoa. A Picos Pro Race é um grande acontecimento na cidade e isso desperta também a curiosidade e o desejo das crianças em participar. A Organização está de parabéns por proporcionar isso”, elogia.

Na categoria Kids, todas as crianças participantes saíram vencedoras, levando para casa suas medalhas. Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, ressalta que a ideia surgiu para incentivar a formação de novos atletas. “Desde que criamos a Picos Pro Race o objetivo era desenvolver o ciclismo na nossa cidade. Ano após ano, a gente busca colocar mais gente na prova. É uma semente que estamos plantando para mudar a cultura no nosso Estado. Queremos que o ciclismo seja, aqui em Picos, o primeiro esporte entre os atletas. Temos que desenvolver o futuro do ciclismo brasileiro. Acho que cumprimos a nossa missão”, diz ele.

A Picos Pro Race aconteceu neste sábado e domingo em Picos. Ao todo, cerca de 600 atletas, incluindo a categoria Kids, participaram da competição que é uma das maiores provas de Mountain Bike do Norte e Nordeste do Brasil.  

Compartilhe essa notícia: